Em sua maioria, os resumos apresentados respeitaram o limite de linhas e seguiram as estratégias para se resumir um texto. Veja abaixo comentários às produções:
Deixe o espaço de um polegar como indicação de início de parágrafo.
No primeiro parágrafo do resumo, o texto-base, a autoria e o lugar de sua publicação devem ser indicados. O resumo ao lado não respeitou esta característica do resumo...
...mas aqui está um exemplo correto de identificação de texto-base.
Acentuação: ...jovens que têm falta de sono... O verbo "ter" na 3ª pessoa do plural leva um acento circunflexo diferencial. Eles têm.
Mais um exemplo de texto sem indicação de início de parágrafo.
Acentuação: experiência, adolescência, exigência. Paroxítonas terminadas em ditongo são acentuadas. Se você errar, não risque nem borre sua produção de texto. Apenas faça uma tarja sobre o erro.
Nunca deixe linhas em branco, nem faça sua produção de texto a lápis!
Letra bem legível, mas não deixe linhas em branco.
Excelente apresentação do texto-base no primeiro parágrafo. O espaço indicador de parágrafo poderia ser um pouco maior.
Letra legível, conteúdo, espaço do parágrafo adequado: tudo ótimo.
Eis aqui uma sugestão de resumo para o texto:
Em um texto de 2015, Andreia Hercowits expõe que o sono é fundamental para a saúde. Ele também tem influência sobre a aprendizagem e o crescimento, especialmente dos adolescentes, que devem dormir pelo menos 9 horas para garantir o desenvolvimento. Mas, nessa fase, acontecem alterações hormonais e mudanças sociais importantes. As alterações fisiológicas interferem na glândula pineal, responsável pela produção da melatonina, que passa a ser produzida mais tarde, atrasando o sono. A melatonina também sofre influência dos estímulos luminosos dos eletrônicos. Além disso, o sono dos adolescentes é influenciado pelas mudanças sociais. Eles passam a ter vida social mais intensa e a ser mais cobrados na escola. As variações hormonais, vivências e exigências trazem mudanças de humor. Sem tempo suficiente de sono, as alterações de humor tornam-se ainda mais evidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário